Complexo Regulador garante vaga para paciente idosa com insuficiência respiratória

Uma paciente idosa do município de Goiatuba com insuficiência respiratória foi contemplada não apenas com uma, mas com duas vagas de UTI graças ao trabalho do Complexo Regulador Estadual (CRE) – órgão da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO). Naturalmente, a paciente foi deslocada para uma Unidade – o Hospital Estadual de Urgências de Goiânia (HUGO) – e a outra vaga foi direcionada para outra pessoa.

Os médicos especialistas em regulação do CRE fizeram a escolha pelo HUGO por ser um local com atendimento de equipe multidisciplinar, garantindo o melhor atendimento possível para a idosa. “Essa é a vantagem que um sistema de regulação integrado nos permite. O SERVIR – Sistema Estadual de Regulação de Vagas Integradas à Rede possibilita a integração de várias unidades de urgência e, assim, podemos buscar vagas em vários hospitais ao mesmo tempo”, explicou Genésio Pereira, diretor técnico do CRE.

Segundo Genésio, o SERVIR é fundamental para garantir a rapidez que os pacientes necessitam, como foi esse caso. “Com eficiência e tecnologia, conectamos pacientes às Unidades de saúde que atendam às suas necessidades”, resumiu.

Entenda o caso

A paciente sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica e necessitou de ventilação mecânica. Porém, o ventilador do Hospital Municipal de Goiatuba, onde ela estava internada, não estava funcionando bem e a equipe teve que ventilar a paciente manualmente com AMBU.

Como relata a secretária de Saúde de Goiatuba, Patrícia Lemes de Lima, o caso chegou a ser objeto de intimação da Procuradoria e de mandado judicial. “Foi aí que entramos em contato com o CRE. Em 10 minutos eles conseguiram a vaga. São muitos os casos, o CRE sempre têm assistido ao nosso município. Das vezes que procuramos, o feedback foi imediato”, relatou.

Presença do CRE

Patrícia, que também é vice-presidente da Regional Sul de Saúde de Goiás, comemora a pactuação da região com o CRE. “Já estamos pactuados, ainda bem”, resumiu. A Regional conta com 55 municípios, o que engloba 1 milhão e 300 mil pessoas.

Além da Regional Sul, o CRE já atua nas regionais Estrada de Ferro, Rio Vermelho, Sudoeste I e II. No total, já são 107 municípios pactuados com o órgão estadual de regulação. Para se ampliar ainda mais a presença do CRE para outros municípios, é necessário um pedido formal junto à SES/GO pelos gestores de saúde municipais.

Deixe um comentário

Skip to content